Decifre o Micro inversor Solar: O Que É e Como Funciona

Comparação de microinversor solar, para escolha informada, apresentada em fundo verde com texto 'Qual Escolher?'

Embarque em uma jornada eletrizante pelo universo da energia solar, onde o micro inversor solar se destaca como peça-chave e será dissecado neste artigo. Então aceite o convite para explorar a revolução tecnológica que está transformando telhados comuns em potentes usinas solares no Brasil.

Explore a sinergia entre os diversos tipos de inversores, desde o resiliente ‘off grid’ até o integrativo ‘on grid’, e entenda como a tecnologia MLPE está elevando os padrões de desempenho e durabilidade.

Empodere-se com conhecimento e faça escolhas informadas para seu lar ou negócio. Prepare-se para ser impressionado pelas vantagens e qualidade superior das marcas líderes em micro inversores.

Acompanhe-nos até final desta jornada solar e seja parte da mudança que o planeta e as futuras gerações agradecerão.

Tipos de inversor

No mundo da energia solar existe mais de um tipo de tecnologia em inversor e micro inversor voltada para exploração da energia solar e nos tópicos seguintes vamos falar sobre eles:

Inversor off grid

Off grid significa “fora da rede” ou “desconectado da rede”.

O inversor solar off grid foi desenvolvido para sistemas fotovoltaicos desconectados da rede elétrica, ou seja, sistemas que usam baterias e são normalmente utilizados, em regiões onde não se tem acesso à rede elétrica.

Os inversores off grid convertem a corrente contínua (CC) a 12, 24 ou 48 Volts para a corrente alternada (CA) e, no Brasil, devem ter uma potência de 110/220 V e 60 Hz para fornecer energia a eletrônicos e eletrodomésticos convencionais.

O tamanho do inversor off grid varia dependendo da aplicação. Os inversores off grid menores possuem potências variando de 150 W a 2000 W, são leves e podem ser facilmente transportados ou movidos de um sistema para outro.

Já os inversores off grid mais potentes são usados para operar equipamentos com maior consumo de energia, como frigoríficos, máquinas, ferramentas elétricas, equipamentos de telecomunicações etc.

Os inversores off grid acima de 2000 W são mais pesados e requerem uma instalação permanente, possuindo uma série de recursos avançados, como controle de carga, monitoramento de internet etc.

Micro inversor on grid

Não é por acaso que o micro inversor é o modelo mais utilizado no mundo, e também o modelo que nós da Solar dos Pomares utilizamos, pois esse modelo possui várias vantagens sobre os demais modelos.

Dentre as muitas vantagens que o micro inversor tem, a principal é que ele consegue isolar eletricamente os painéis uns dos outros, de modo que pequenas quantidades de sombreamento, detritos ou mesmo uma falha nos módulos, não diminuem a saída do conjunto.

Ou seja, cada micro inversor trabalha de maneira independente, também trabalha em menor amperagem, gestão na geração inteligente e segurança adicional.

Não poderia  deixar de mencionar o seu grande diferencial frente ao inversor Off Grid que é a capacidade de devolver o restante da energia que não foi consumida para a rede da concessionária de energia.

Gerando assim créditos que podem ser abatido na conta de energia do proprietário do sistema, podendo ser no endereço da instalação ou em outra localização.

Micro inversor off grid

A crescente demanda pelo novo conceito de microinversor off-grid reflete a insuficiência dos sistemas on-grid em fornecer energia durante interrupções da rede pública. Esta busca por alternativas é motivada pela inconsistência das companhias de energia em garantir um fornecimento estável.

Desta maneira representa um fator crítico para consumidores que dependem da energia para gerar receita. Anteriormente, a ideia de uma solução que preenchesse essa necessidade era apenas um conceito abstrato, sem uma opção concreta disponível no mercado.

Contudo, em 2024, essa lacuna começou a ser preenchida com o lançamento de um modelo inovador de microinversor da Enphase Este dispositivo se destaca por sua capacidade de operar de forma independente, utilizando tecnologia individualizada para produzir energia durante o dia, mesmo na ausência de alimentação da rede pública. Assim, ele emerge como uma solução viável e confiável para aqueles que buscam autonomia energética com algumas limitações.

Comparação de microinversor solar, para escolha informada, apresentada em fundo verde com texto 'Qual Escolher?'
Como escolher microinversor solar

Inversor híbrido

O inversor híbrido tem a capacidade de unir o melhor dos dois mundos, pois ele possui possui algumas funcionalidades do inversor off grid e também se assemelha ao micro inversor on grid.

Ou seja ele tem a capacidade de armazenar energia em baterias como acontece em sistemas com inversor off grid, e funcionam conectado à rede, como o micro inversor on grid.

O híbrido é realmente fabuloso, mas é preciso avaliar se o usuário realmente tem a necessidade deste modelo.

O inversor híbrido possui um preço mais elevado se comparado aos outros modelos. Por sua instalação ser mais complexa e  por requerer manutenção no banco de baterias.

Ele também necessita de um maior espaço para ser instalado e por isso seu custo de instalação também é mais oneroso.

Detalharemos agora em diante a tecnologia embarcada no micro inversor como funciona, vantagens e as marcas de maior renome atualmente no mercado fotovoltaico, confere abaixo.

Explica como funciona o micro inversor solar ao captar energia do sol e converte em eletricidade para ser na usada na casa
Como Funciona o Micro inversor fotovoltaico

Como funciona um Micro Inversor Solar Fotovoltaico?

Nesta seção, vamos detalhar o mecanismo de como funciona um micro inversor solar fotovoltaico e sua importância em sistemas de energia renovável.

O micro inversor solar fotovoltaico é um dispositivo compacto, porém essencial, no panorama da energia solar. Sua principal função é converter a energia solar captada pelos painéis fotovoltaicos, que está em corrente contínua (DC), em corrente alternada (AC) utilizável. Esta conversão é crucial, pois a maioria dos aparelhos domésticos e industriais opera com corrente alternada.

Diferentemente dos inversores centrais tradicionais, que convertem a energia de todos os painéis de um sistema em conjunto, os micro inversores são instalados em cada painel individualmente.

Esta abordagem oferece várias vantagens. Primeiramente, maximiza a eficiência de cada painel, pois mesmo que um painel esteja sombreado ou operando abaixo da capacidade, os demais continuam a produzir energia em sua capacidade máxima.

Além disso, os micro inversores aumentam a segurança do sistema, reduzindo o risco de curtos-circuitos, pois a alta voltagem de corrente contínua é limitada a cada painel.

A tecnologia dos micro inversores tem evoluído rapidamente, trazendo consigo inovações como o monitoramento em tempo real do desempenho de cada painel solar.

Esta capacidade de monitoramento permite aos proprietários e técnicos identificar e resolver rapidamente qualquer problema, garantindo que o sistema fotovoltaico opere com a máxima eficiência. Além disso, a instalação e a manutenção dos micro inversores são consideravelmente mais simples e menos custosas em comparação com os inversores centrais.

Tecnologia MLPE

Os modelos de micro inversores possuem a tecnologia MLPE que torna seu sistema ainda mais eficiente. Segue alguns dos seus benefícios:

  1. Instalação em locais parcialmente sombreados;
  2. Melhor performance na geração de energia com o decorrer do tempo;
  3. Durabilidade (garantias de 12 a 15 anos nos dispositivos de micro inversor, até três vezes mais durável do que o modelo convencional, com opções de garantia estendida até 25 anos;
  4. Alto nível de segurança para equipe de instalação, cliente final e equipes de combate a incêndio, gerando assim alto grau de proteção ao seu patrimônio (segue as normas mais exigentes de segurança do mundo);
  5. Monitoramento individual por módulo;
  6. Manutenção precisa, facilitada e remota.
Dois micro inversor sendo mostrado por dentro sem nenhuma capa de proteção
Micro inversor de energia solar por dentro

Vantagens do micro inversor On Grid

Depois de instalar seu kit solar com micro inversor é hora de aproveitar suas vantagens, afinal, os benefícios são concretos e podem ser usufruídos já no primeiro mês em que o sistema estiver em funcionamento. Assim, as principais vantagens são:

  • A captação dos raios solares e sua transformação em energia elétrica são consideradas uma forma limpa de produção de energia, pois além de não gerar resíduos também não gera nenhum impacto ambiental;
  • A economia proveniente do sistema é outro benefício, afinal, a redução das contas de luz podem chegar até 90% e com o passar do tempo o sistema termina por se pagar sozinho, ou seja, compensa o valor investido em sua instalação;
  • Um imóvel capaz de gerar a eletricidade demandada por seus moradores e frequentadores tem maior valor agregado (maior valorização mercadológica), o que significa que o lucro obtido com sua venda ou locação é maior;
  • No caso de estabelecimentos comerciais, optar pela energia solar também agrega valor simbólico ao negócio, pois a empresa termina por colar à sua imagem conceitos importantes como consciência ambiental e respeito à natureza;
  • O micro inversor solar é fácil de manusear, tem alta durabilidade, ele também garante e injeção do excedente energético produzido na rede pública;
  • facilidade na homologação do sistema de energia solar.

Para ter certeza que você vai realizar a melhor compra, nós preparamos um vídeo com os sete requisitos fundamentais para escolher um micro inversor

Melhores marcas de micro inversores

As empresas Apsystems, Hoymiles, Deye, Enphase e Tsun são líderes mundiais e referência quando o assunto é produção de energia solar por meio do micros inversores.

E neste tópico quero falar um pouco sobre elas e destacar os modelos mais recentes, e suas especificações visando auxiliá-lo na escolha do modelo que melhor atende a sua necessidade.

Micro inversor Apsystems

Os micro inversores da  Apsystems são sinônimos de alto desempenho e durabilidade, ela fábrica os micro inversores mais modernos do mundo.

A marca realiza grandes investimentos para desenvolver cada vez mais seu sistema com mais segurança, controle, eficiência, e com o melhor custo-benefício.

Uma das características da Apsystems é buscar garantir maior geração de energia em menor espaço, ampliando a eficiência do sistema em média 25% se comparados aos inversores convencionais.​

​Os micro inversores Apsystems bem como todo os componentes que formam seu sistema solar fotovoltaico, são desenvolvidos de acordo com todas as normas operacionais e de segurança de sua concessionária e são homologados pelo INMETRO.

A Apsystems possui presença em mais de 200 países, possui os mais exigentes certificados e cumpre todas as normas técnicas, e aqui no Brasil não é diferente.

Micro inversor Hoymiles

A Hoymiles foi criada em 2008 no laboratório de pesquisa de uma universidade por um grupo de investidores globais.  E assim ela se tornou ao longo  dos anos uma das principais marcas de micro inversores para sistema solar.

Os micro inversores da Hoymiles possuem características que faz dela um modelo muito requisitado pelos usuários:

  1. Monitoramento de nível modular;
  2. Transmissão de dados;
  3. Atualização remota
  4. Ponto de interrupção e transmissão contínua
  5. Reinicialização ou desligamento remoto
  6. Múltiplos métodos de monitoramento online

Micro inversor Deye

A Ningbo Deye Inverter Technology Co. é a empresa por trás  da fabricação do micro inversor Deye.

Empresa de alta tecnologia que tem como principal foco desenvolvimento e pesquisa para fabricação de inversores fotovoltaico, microinversores solar, ar-condicionado movido a luz solar, desumidificador, purificador de ar, etc.

A empresa trabalha incansavelmente para desenvolver soluções completas para sistemas de energia solar.

A Deye atua em todas as áreas da energia solar:

  • Soluções para usinas de energia;
  • Energia solar residencial e comercial;
  • Fabricação de  micro inversor On Grid, inversor Off Grid e inversor solar Híbrido.

A Deye possui uma conduta de sempre buscar o aperfeiçoamento de seus produtos e oferecê-los a um custo que seja viável, visando a popularização de sistemas de energia solar.

Não é por acaso que os micros inversores da Deye tem conquistado a satisfação cada vez maior de seus usuários.

Micro inversor Enphase

Fundada em 2006, a Enphase Energy emergiu como uma inovadora no setor de energia solar, sendo pioneira no desenvolvimento do microinversor, com a missão de revolucionar a geração e o consumo de energia.

Com mais de 18 anos de atuação e presença global, incluindo significativa penetração no mercado brasileiro, a Enphase se estabeleceu como líder na criação de soluções solares eficientes e tecnologicamente avançadas.

A empresa se destaca não só pela produção de micro inversores que transformam a luz solar em energia segura e confiável, mas também pela oferta de um sistema integrado que inclui geração, armazenamento e monitoramento de energia solar, redefinindo o padrão de sistemas de energia limpa e inteligente.

  1. Eficiência de Conversão Superior: Com mais de 97,5% de eficiência, a oitava geração de IQ maximiza a energia extraída dos painéis solares, permitindo uma produção energética mais eficiente.
  2. Monitoramento Individual: Cada painel solar é monitorado individualmente, proporcionando controle completo e facilitando a identificação e solução rápida de problemas.
  3. Resistência e Segurança: Projetado para ser resistente a incêndios, o IQ oferece segurança adicional para residências e comércios. Seu design compacto e resistente garante durabilidade e uma instalação simples e eficaz.
  4. Garantia de Longo Prazo: O produto vem com uma garantia líder de mercado de 25 anos, assegurando um investimento protegido por décadas.

Micro inversor Tsun

No vibrante mundo da energia solar, os microinversores da TSUN se destacam por sua eficiência e inovação tecnológica. Equipados com a tecnologia MLPE, cada microinversor da empresa maximiza a eficiência de cada painel solar, independentemente das variações climáticas ou sombreamento.

Estes inversores são projetados para operar com baixa tensão, aumentando a segurança e a confiabilidade do seu sistema solar. O monitoramento remoto oferecido por esses dispositivos permite um controle preciso e em tempo real da produção de energia, facilitando a gestão eficiente dos recursos energéticos.

Sua versatilidade e capacidade de adaptação permitem a fácil expansão do sistema solar, acompanhando as crescentes necessidades energéticas. Além disso, optar por um inversor solar da marca significa contribuir para um futuro mais sustentável e economizar significativamente na conta de luz.

Os equipamentos da TSUN são mais do que apenas conversores de energia eles representam um compromisso com um futuro energético inovador e sustentável.

Modelos mais recentes das Marcas

O anos de 2021, 2022 e 2023 são anos recheados de novidades das marcas. Segue alguns modelos abaixo:

Os modelos dos melhores fabricantes de micro inversor solar na atualidade
Modelos dos líderes microinversores solares do setor fotovoltaico

Micro inversor Solar Apsystems DS3D

No ano de 2022 o APsystems inovou com micro inversor da linha DS3D possui os seguintes benefícios e vantagens:

  1. Dois MPPT para até 4 módulos de Alta Potência +675w;
  2. Redução de 20% em seus componentes tornando-se mais leve;
  3. Possui revestimento de silicone, que o faz dissipar melhor a temperatura,
  4. Teve aumento em sua potência de geração até 2000w, ou seja 1000w por MPPT ;
  5. Compatibilidade com modelos anteriores. YC600(600w), QS1 (1200w);
  6. Monitoramento com tecnologia ECU (B, R e C);
  7. Possui certificado internacional ISO 9001;
  8. Novo Cabo Tronco de 3C/10AWG com bitola aproximado de 6mm;
  9. Controle de energia reativa;
  10. Utiliza resfriamento por convecção natural;
  11. Esbanja eficiência 97%;
  12. Trabalha corrente de 20 Amperes, possibilitando arranjos mais robusto;
  13. Garantia padrão 15 anos (com opção de garantia estendida até 25 anos;
  14. Para mais informações técnicas para este modelo.

Micro inversor solar Hoymiles HMS 2000

  • Quatro MPPT para módulos de Alta Potência +625w, Ideal com Custo-Beneficio;
  • Possui potência nominal de saída de 2000W, maior geração em menor espaço;
  • Esbanja eficiência 96,50%, característica irrefutável na geração inteligente;
  • Trabalha com Corrente na saída de 9,09 Amperes;
  • Compatibilidade a versões HMS 1000w e a modelos como HM e MI;
  • Novo Cabo Tronco de 3C/10AWG passível a suportar até 3 micro inversor HMS2000 em série;
  • No entanto, utiliza do Resfriamento por Convecção Natural.
  • Para mais informações técnicas para este modelo no datasheet.

Micro inversor Deye 2000w

A terceira geração do micro inversor da Deye veio para criar a junção perfeita entre a adaptabilidade e produtividade.  Veja abaixo porque:

  1. Combo perfeito entre performance e durabilidade;
  2. Custo considerável tanto na instalação quanto na manutenção facilitada.
  3. Assegura o retorno sobre investimento pela longa garantia (12 anos );
  4. Possui uma geração em baixa tensão, aumentando o quesito segurança;
  5. Possui tecnologia 4 MPPTs, o que torna a expansão e as combinações de módulos melhores.
  6. Possui monitoramento interno (único no setor solar);
  7. Facilidade na instalação e manutenção;
  8. Alto grau de proteção IP67;
  9. Corrente de trabalho de até 9,1 amperes. Ou seja, módulos solares até (+ 600w).
  10. Versátil a redes elétricas 220V monofásicas e 127V Bi ou Trifásicas.
  11. Para mais especificações técnicas para este modelo.

Micro inversor Enphase IQ8P

O microinversor Enphase IQ8P, representando a oitava geração da Enphase, Confira suas qualificações abaixo:

  • Alto Desempenho Garantido: Com entrada de + 670 w por módulo, otimiza total.
  • Eficiência e Estabilidade: Opera com uma tensão de 220V, potência nominal de 475W e máxima eficiência de 97,57%.
  • Durabilidade e Longevidade: Projetado para durar mais de 30 anos com uma garantia de 25 ano.
  • Adaptável e Confiável: O Micro suporta uma ampla gama de condições ambientais com operação de -40 a 60ºC.
  • Conectividade e Monitoramento: Possui capacidade de comunicação PLC para monitoramento.
  • Segurança Aprimorada: Com tensão máxima de entrada de 55V e corrente máxima de entrada de 14A.
  • Design Avançado: O microinversor possui um invólucro polimérico, garantindo IP67. Seu design interno espaçado promove eficiente dispersão de calor, crucial para climas tropicais como no Brasil.
  • Power De-Rating: Funcionalidade permite que o IQ8P mantenha a potência de saída mesmo em altas temperaturas internas, excedendo 95ºC.
  • Funcionalidade Sunlight Backup: Diferente dos microinversores convencionais, o IQ8P pode gerar energia sem a necessidade de baterias, desde que haja luz solar disponível. Ele cria uma micro-rede independente durante interrupções, mas requer um Quadro de Transferência Automática (QTA) para habilitar essa funcionalidade.
  • Energia Inteligente: Aproveita ao máximo cada módulo solar com tecnologia avançada, assegurando uma geração de energia mais inteligente e eficaz. Estes e outros no catálogo técnico do modelo.

Modelo MP3000 Tsun

O microinversor TSOL-MP3000 da TSUN é adequado para ambientes exigentes, suportando até seis painéis solares de alta potência. Com eficiência máxima de 97,1% e otimização individual por painel, é ideal para instalações com sombreamento parcial. Possui tecnologia de Potting e fundição sob pressão para durabilidade, além de instalação e monitoramento simples​​.

O modelo MP3000 é valorizado por sua relação custo-benefício, conectando até seis painéis solares, o que facilita uma geração estimada de 450kWh. Isso resulta em um custo por kWh extremamente vantajoso, destacando o modelo pelos dados técnicos como uma opção econômica para sistemas fotovoltaicos

Nem tudo são flores

Sabemos que para a maioria das pessoas adquirir um sistema solar fotovoltaico é algo difícil por alguns motivos:

  • Sistema de alto custo, tornando a compra à vista inviável para algumas pessoas;
  • Alto índice de inadimplência tornando o financiamento inacessível.
Desfile numa passarela com as 5 fabricantes líderes de micro inversor e uma plateia
Desfile de fabricantes líderes de micro inversor

Inovação na aquisição do micro inversor solar

Estamos sempre procurando maneiras para auxiliar e facilitar a vida de nossos clientes, pois seus problemas são nossos problemas.

Pensando nisso estamos propondo uma nova maneira para que você possa adquirir seu sistema solar e assim se beneficiar das muitas vantagens que ele proporciona. Continue conosco e entenda o que estamos propondo.

Via Parcelamento

Acreditamos que podemos adaptar quase tudo na vida, inclusive a forma como adquirimos bens e serviços.

O que costuma fazer uma pessoa que pretende adquirir a casa própria e não consegue comprar à vista ou financiá-la?

Ele a constrói dividindo o processo em etapas, ou seja, primeiro ela adquire o terreno, em seguida os materiais e finalmente ela reúne o valor necessário para custear a mão de obra.

O exemplo da casa, também pode ser aplicável na aquisição do seu sistema solar. Dessa forma a durabilidade do produto é um dos seus muitos pontos fortes.

A aquisição do kit de energia solar também pode ser feita por partes. Assim conforme suas possibilidades, e ao fim de um período o usuário terá todas as partes do sistema solar podendo assim instalar e usufruir da sua conquista.

Quer saber como você pode utilizar deste meio para adquirir seu sistema solar e fale com um de nossos consultores.

Solar dos Pomares X  Minha Casa Solar

Nós da Solar dos Pomares sabemos que depois de decidir se tornar usuário de energia solar, a próxima decisão importante a se fazer é, qual será a empresa que irá me auxiliar neste processo.

Sabemos que em nosso meio existem muitas empresas que atuam na área. E a pergunta que fica é Porque a Solar dos Pomares e não a  Minha Casa Solar?

O intuito aqui não é denegrir a imagem de outros e sim mostra os “porquês” de adquirir seu sistema conosco.

Então já se convenceu o quanto a energia solar é algo inovador? E não que ficar fora desta inovação? Nós da  Solar dos Pomares queremos ser sua parceira neste processo, e garantir que você adquirirá o melhor pra você e sua família. Clique no botão abaixo e fale com um de nossos consultores.

«
»

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais artigos de nosso Blog

  • Comparação entre as marcas de micro inversores: Hoymiles versus Apsystems

    Hoymiles ou Apsystems: O Duelo Micro Fotovoltaico!

    Miguel Lino
    /
    26 de junho de 2024
  • Comparação de microinversor solar, para escolha informada, apresentada em fundo verde com texto 'Qual Escolher?'

    Decifre o Micro inversor Solar: O Que É e Como Funciona

    Miguel Lino
    /
    27 de junho de 2024
  • Análise da Inversão de Fluxo na Energia Solar: Geração Distribuída e Regulamentações da ANEEL

    Miguel Lino
    /
    14 de julho de 2024
  • A imagem apresenta um cenário de energia solar com painéis solares em primeiro plano e casas com telhados equipados com mais painéis solares ao fundo, sob um céu azul claro. No centro, destaca-se um microinversor APsystems preto em grande escala, com conexões visíveis na parte inferior. Sobre o microinversor, em letras grandes e impactantes de cor laranja, lê-se a pergunta "APSYSTEMS É BOM?". A composição visa questionar a qualidade e a eficiência dos microinversores APsystems, aludindo à sua aplicação em ambientes residenciais com energia solar.

    Microinversores Apsystems: Avaliação Completa

    Miguel Lino
    /
    13 de julho de 2024
  • A imagem ilustra uma casa moderna com painéis solares no telhado, representando um sistema de energia solar off-grid. Há uma esfera semi-transparente envolvendo a casa, simbolizando proteção ou eficiência energética. No canto superior esquerdo, um microinversor é destacado dentro de um círculo amarelo com uma seta verde apontando para os painéis solares, indicando sua conexão ao sistema. Abaixo, o texto "MICRO INVERSOR OFF GRID" em letras grandes e visíveis, ressaltando o foco do sistema em energia solar autônoma.

    Micro inversor Solar Off Grid: Guia Completo

    Miguel Lino
    /
    26 de junho de 2024
  • A imagem mostra uma casa moderna equipada com tecnologia solar avançada. O telhado da residência é coberto por painéis solares que captam energia solar. Ao lado da casa, há um banco de baterias futuristas, destacando-se por seu design inovador com indicadores LED e uma interface digital. A cena exibe um sistema de gerenciamento e armazenamento de energia solar, simbolizado por ícones holográficos de tecnologia, enfatizando a eficiência e a sustentabilidade energética. A casa representa um modelo de vida autossustentável e moderno, integrado com soluções de armazenamento de energia avançadas, como o APstorage, realçando a autonomia energética residencial.

    Apstorage Apsystems: Armazenamento Solar para Residências

    Miguel Lino
    /
    26 de junho de 2024
  • Micro Inversor Enphase: Guia Completo para Futuro Solar

    Miguel Lino
    /
    26 de junho de 2024
  • Varias pérolas dentre estas 5 melhores marcas de microinversores solares

    Rank 5 Melhores Microinversores de Energia Solar em 2024

    Miguel Lino
    /
    27 de junho de 2024
  • Ilustração comparativa entre microinversores APsystems e Enphase, simbolizando a inovação e inteligência no setor de energia solar

    Enphase ou APsystems: Disputa entre “gênios” do solar

    Miguel Lino
    /
    26 de junho de 2024
  • Imagem ilustrando a importância das correntes elétricas, com um microinversor posicionado sobre uma esfera branca que é o centro de linhas de energia convergentes, simbolizando a interação entre corrente alternada e corrente contínua no contexto da tecnologia e da eletrônica

    Corrente Alternada e Contínua: Importam ao Microinversor?

    Miguel Lino
    /
    27 de junho de 2024
  • Cenário com casa no campo com placas solares em vários pontos demonstrando a tecnologia MLPE

    Tecnologia MLPE: O futuro solar do mercado fotovoltaico

    Miguel Lino
    /
    27 de junho de 2024
  • Homem pensando se o micro inversor da muito problema com placa solar

    Microinversor de Energia Solar: Instalação sem dar Problemas

    Miguel Lino
    /
    27 de junho de 2024
WhatsApp
Pular para o conteúdo