Tecnologia MLPE: O futuro solar do mercado fotovoltaico

Cenário com casa no campo com placas solares em vários pontos demonstrando a tecnologia MLPE

 

Clique e ouça a versão em áudio

No crescente mundo da energia solar, a tecnologia MLPE (Eletrônica de Potência a Nível de Módulo) faz do uso de microinversores e otimizadores emergir como uma inovação revolucionária. Principalmente oferecendo uma série de vantagens sobre os sistemas tradicionais on grid.

Além disso, este artigo irá explorar os benefícios e aplicações da eletrônica energética modular ser uma base confiável ao sistema fotovoltaico é eficiente. proporcionando insights valiosos para quem busca elevar a geração com segurança do seu gerador fotovoltaico.

Curioso sobre como a tecnologia pode transformar seu projeto de energia solar? Vamos mergulhar juntos até final nos detalhes!

Portanto continue lendo para descobrir como a tecnologia avançada de módulos pode transformar positivamente sua experiência com geração fotovoltaica. Como também segredo pouco comentado dentre os especialistas.

Compreendendo o que é MLPE

A sigla MLPE é uma abreviatura (module level power electronics), ela representa uma tecnologia que significa eletrônica de potência a nivel individual aos módulos. Essa tecnologia é composta principalmente por microinversores e otimizadores de potência, que são acoplados a painéis solares individuais.

O objetivo principal do MLPE é otimizar a eficiência dos painéis individualmente que é conectados a um inversor fotovoltaico, garantindo que eles operem em seu ponto máximo de potência (MPPT).

 

Esquema mostra como a captação da luz gera energia e abastece uma casa ou injeta energia na rede, a partir da tecnologia MLPE contida nos micro inversores
Como funciona a Tecnologia MLPE dos Micro inversores

MLPE em sistemas com micro inversores

Primeiramente, dispositivos como micro inversores, que são acoplados a painéis individuais ou 2 módulos em série (Conexão Dual), representam a essência da tecnologia fotovoltaica. Diferente dos inversores de parede que gerenciam múltiplos painéis, o MLPE dos micros eleva o desempenho de cada painel solar.

Já imaginou perder anos de energia por alguma sombra ou obstáculo em seu sistema solar? Veja como a geração inteligente resolve este problema.

Vantagens do MLPE em Condições de Sombreamento

Uma das mais notáveis vantagens nos equipamentos da categoria MLPE reside na sua capacidade excepcional de lidar com condições adversas como as sombras ou barreiras. De forma esta é uma realidade comum em muitas instalações solares. O ponto de rastreamento pode a partir do design inteligente permitir que cada painel funcione de forma independente logo observa ganho de geração neste cenário. 

Assim, mesmo que um ou mais painéis estejam sob sombra, isso não impacta negativamente a eficiência dos outros painéis da usina fotovoltaica. Isso contrasta significativamente com os sistemas fotovoltaicos tradicionais, nos quais obstruções em apenas um painel pode reduzir a eficiência de todo conjunto de módulos.

Esta energia coletada e gerenciada assegura uma produção de energia mais consistente e confiável, mesmo em cenários desafiadores, maximizando assim o potencial de cada instalação na utilização desta tecnologia.

Os modelos mais recentes das marcas de micro inversores confiáveis
Tipos de Micro inversores

MLPE em otimizadores de potência 

Primeiramente os otimizadores de potência, como parte da tecnologia de performance modular, operam individualmente em cada módulo, garantindo que a corrente contínua gerada seja mantida no ponto de máxima potência para o inversor simplificado.

Isso é chave para a eficiência sendo alcançado por meio do rastreamento contínuo do ponto de máxima potência de cada módulo, otimizando assim a produção de energia em todas as condições de operação. 

Essa abordagem do MPPT monitora de forma contínua cada módulo permiti que então opere de forma independente, minimizando perdas devido as sombras, sujeira ou problemas de degradação, proporcionando assim um aumento significativo na produção de energia.

Dentre as marcas de equipamento que faz jus a esta tecnologia eletrônica de potência à nível de módulo é a empresa Solar Edge desde 2006. Então se tornaram referência no mercado fotovoltaico com seu inversor sintetizado e o otimizador.

MPPT e MLPE em sistemas fotovoltaico

O MPPT (Maximum Power Point Tracker) desempenha um papel crucial em sistemas fotovoltaicos gerenciados, otimizando e transferindo eficientemente a energia gerada em cada módulo para o inversor.

O rastreamento, diante das contínuas variações da luz solar, temperatura e sombreamento, ajusta a corrente contínua produzida por cada módulo para operar no ponto de máxima potência, maximizando assim a geração de energia solar fotovoltaica do sistema como um todo.

Comparação entre sistema com MLPE e sem otimizadores de potência

Ao comparar otimizadores, microinversores e inversores string, torna-se evidente que os de eletrônica de potência conectados a rede apresentam uma performance superior principalmente em cenários de sombreamento ou restrições.

Os inversores tradicionais são dispositivos que convertem a energia gerada por uma string de diversos módulos fotovoltaicos em corrente alternada (CA) por um inversor central, antes de transferi-la para a rede de energia elétrica. 

Por outro lado, os dispositivos conectados de forma individual em cada módulo ou dual (dois módulos em série), converte a corrente contínua (CC) produzida por cada painel em corrente alternada, proporcionando assim uma abordagem descentralizada para a conversão de energia.

Esta descentralização resulta em um aumento da eficiência global do sistema em até 25%, especialmente em situações de sombreamento ou variações no nível de módulo.como mismatch (diferença de potência entre módulos fotovoltaicos de um mesmo modelo).

A capacidade de minimizar as perdas devido à sombra, sujeira e desempenho heterogêneo dos módulos posiciona os sistemas com otimizadores de potência e microinversores como uma escolha altamente confiável para aplicações residenciais, comerciais e industriais.

Os modelos das marcas de otimizadores de potência
Tipos de Otimizadores de Potência

Impacto da tecnologia MLPE no mercado fotovoltaico

O sistema de gerenciamento modular fotovoltaico está representando próximo 30% do mercado conforme a greener cita, impulsionando a evolução tecnológica no país. 

Com a crescente demanda por soluções de energia limpa e sustentável. O sistema MLPE está se tornando um diferencial competitivo para consumidores que busca eficiência e segurança em sistemas fotovoltaicos.

Impacto Ambiental da Tecnologia MLPE

Um aspecto vital, porém frequentemente subestimado, da tecnologia placa a placa é seu impacto ambiental. Essa inovação, empregada em sistemas de energia solar fotovoltaica, vai além da eficiência energética e da otimização da produção de energia.

O uso de micro inversores e otimizadores de potência na configuração MLPE minimiza a perda de energia, reduzindo no desperdício de recursos naturais e da emissão de gases de efeito estufa.

Além disso, ao permitir o uso mais eficiente de cada painel solar, a geração modular pode reduzir a necessidade de expansão excessiva de hidrelétricas ou termoelétricas, preservando assim habitats naturais e diminuindo o impacto ambiental da expansão energética brasileira.

Essas características ecoeficientes da tecnologia modular reforçam seu papel como uma solução sustentável no avanço da energia limpa e na mitigação das mudanças climáticas.

Pensando em qual sistema escolher para sua instalação solar? Vamos comparar e entender as vantagens de cada um.

Escolha entre inversores string e microinversores na geração de energia fotovoltaica

A escolha entre sistemas tradicionais na tecnologia string ou sistemas com microinversores da tecnologia MLPE tem um impacto significativo na geração de energia.

Enquanto os inversores string possuem a vantagem da simplicidade e custo inicial mais baixo, os microinversores oferecem maior eficiência energética e confiabilidade a custo justo por suas vantagens. 

No entanto deve considerar a escolha o sistema que melhor enfrenta desafios como sombreamento, orientação variada dos módulos e problemas de degradação.

Além disso, os microinversores ou otimizadores possibilitam a monitorização individual de cada módulo, contribuindo para a detecção precoce de problemas consequentemente, a manutenção proativa.

Principais Vantagens da Otimização Modular

  1. Melhoria na Eficiência Energética: Com cada painel operando independentemente significa que o sombreamento ou a sujeira em um painel não afetará o desempenho do sistema.
  2. Flexibilidade no Design do Sistema: A eletrônica avançada para módulos fotovoltaicos permite instalar painéis em várias direções e inclinações sem perdas.
  3. Segurança Aprimorada: Sistemas fotovoltaicos com MLPE reduzem significativamente os riscos de segurança associados à alta tensão DC. Como exemplo incêndios causados por arcos elétricos na corrente contínua.
  4. Longa Vida Útil e Garantias Estendidas: Microinversores e os otimizadores de potência geralmente vêm com garantias mais longas do que os inversores tradicionais, refletindo sua maior proteção ao seu investimento.

Destaque quais destas vantagens do ponto de máxima potência nos microinversores você acha mais impressionante?

Para mais informações, confira as 5 marcas renomadas!

Exemplos de uso do MLPE e MPPT

A implementação da tecnologia no controle de energia, através dos numerosos MPPTs, associa-se a um aumento significativo na eficiência energética em uma variedade de aplicações. Assim permite a sistemas residenciais de pequena escala até instalações comerciais robustas e industriais de grande porte fazerem uso da tecnologia.

Em muitos casos, a adição de MLPE e MPPT resultou em aumentos de produção de energia da ordem até 20% ou mais. Além disso demonstra o impacto positivo dessas tecnologias na geração de energia e na rentabilidade dos sistemas fotovoltaicos.

Aplicações do Rastreamento de Potência Máxima ao seu Lar

Sobretudo os sistemas de otimização avançados não é apenas uma solução técnica evoluída. Dessa maneira ela traz benefícios práticos e tangíveis para o dia a dia da sua casa, especialmente se você deseja obter um sistema fotovoltaico.

Veja como você pode aplicar isso para melhorar sua percepção de que a geração fotovoltaica está ao seu lado:

  • Adaptação a Condições e Cenários: Em ambientes com obstruções parciais, causado por árvores ou estruturas próximas, a tecnologia assegura que cada painel mantenha eficiência máxima. Como também ideal é para lares com limitações de espaço no telhado, a solução permite instalações de painéis em diversas orientações, aproveitando o espaços disponíveis.
  • Monitoramento e Manutenção Simplificados: Com monitoramento de cada painel individualmente além do histórico da performance, facilita a identificação e correção de problemas.
  • Compatibilidade e Suporte: A Gestão Avançada de Módulos em sistemas fotovoltaicos é compatível com diversas marcas de painéis solares. Desta maneira proporcionando liberdade na escolha dos componentes. Menos propenso a falhas e com suporte técnico facilitado, garante um sistema solar sempre rentável e confiável.

Estas aplicações demonstram que a solução de inversor inteligente em sua residência vai além do aspecto técnico, representando a sua escolha ideal.

Desafios e Considerações na Adoção do MLPE

Embora a gestão energética modular ofereça numerosos benefícios, ela também pode apresentar um custo inicial mais elevado. Mas que são amplamente diluídos a longo prazo. Devem considerar como exemplo redução de custo nas manutenção, pois por obter monitoramento individual as manutenções são ágeis então minimiza os custos.

Finalmente, para aqueles que buscam o segredo uma maneira eficaz e econômica de se juntar à revolução solar, há uma abordagem simples e empolgante. Imagine montar seu próprio sistema solar, aproveitando a tendência “faça você mesmo” que cresce no Brasil, e reduzindo até 30% do seu investimento em geração solar modular.

Combinado com o apoio inestimável de nossa empresa, que já auxiliou inúmeras famílias em todo o país, esta não é apenas uma opção inteligente, mas a escolha certa.

Ao optar pela autossuficiência energética, você se beneficia de uma economia substancial e da satisfação de construir algo que não apenas alimenta sua casa com energia limpa, mas também protege o meio ambiente. Então faça contato e junte-se a nós nesta jornada solar e descubra o verdadeiro poder de ter o controle da sua própria energia.

 

Cenário com casa no campo com placas solares em vários pontos demonstrando a tecnologia MLPE
Tecnologia MLPE da energia solar

O Futuro da Energia Solar com a Tecnologia MLPE

A solução de otimização modular é uma solução poderosa e eficiente para muitos desafios encontrados em sistemas solares fotovoltaicos. Com suas vantagens significativas em termos de eficiência, segurança e flexibilidade, o MLPE representa um salto importante na tecnologia on grid.

Ao escolher entre micro inversores e otimizadores de potência, é crucial considerar as especificidades da instalação solar para que ofereça o melhor retorno de investimento.

Se você encontrou este artigo útil, não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos e colegas interessados em um sistema de energia solar. E se tiver mais perguntas sobre como obter a produção inteligente, estamos apenas a um click de distância abaixo!

 

 

Perguntas Frequentes da Tecnologia de otimização de energia:

1. O que é a tecnologia modular de energia?

É uma tecnologia que tem como objetivo maximizar a geração de energia ao converter a corrente contínua gerada por um módulo fotovoltaico em corrente alternada que pode ser utilizada na rede elétrica. Esta tecnologia geralmente envolve o uso de microinversores ou otimizadores.

2. O que é MLPE?

É MLPE é um acrônimo para “Module-level Power Electronics”, que pode ser traduzido como “Eletrônica de potência em nível de módulo”. É um conceito que engloba soluções tecnológicas, como microinversores e otimizadores de potência, que buscam otimizar a produção de energia dentro de um sistema fotovoltaico.

3. Qual é a relevância do uso de otimizadores na produção de energia?

O uso de otimizadores ajuda a maximizar a geração de energia em cada placa individual de um sistema fotovoltaico. Eles permitem o ajuste da tensão e da corrente em tempo real para aproveitar ao máximo a energia gerada pelos módulos.

4. O que são Microinversores?

Um microinversor é um tipo de inversor compacto que está conectado diretamente ou dual ao painel solar. Ele permite que cada módulo opere de forma independente, proporcionando otimização em nível de placa. Este tipo de tecnologia contribui para maximizar a produção de energia do sistema fotovoltaico.

«
»

4 respostas para “Tecnologia MLPE: O futuro solar do mercado fotovoltaico”

  1. Avatar de Sidenei José Pereira Branco
    Sidenei José Pereira Branco

    Muito bom esse artigo, essa tecnologia promete!

    1. Avatar de Miguel Lino
      Miguel Lino

      Realmente Sidenei, ela já vem mudando a vida de diversos lares brasileiros como a sua! obrigado pela confiança. Miguel Lino

  2. Avatar de Manoel Messias Ferreira
    Manoel Messias Ferreira

    Artigo muito bom, informação de como vc escolher um sistema que atende suas necessidades, e com uma tecnologia melhor, muito bom os artigos que Vcs oferece pra nós, assim nós que estamos fazendo um sistema solar fica mais fácil escolher os equipamentos, tão de parabéns vcs

    1. Avatar de Miguel Lino
      Miguel Lino

      Muito obrigado pelo comentário. Felizes por ter tomado a melhor decisão sobre seu investimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp